Thursday, September 14, 2006

algo sério

Começo por dizer que hoje resolvi escrever sobre algo sério… bem, pelo menos para mim!

Ao acordar bem cedinho e ao ir beber o meu café, sem o qual não consigo despertar para o mundo, encontrei uma criança dos seus 11-12 anos que me veio pedir uma moeda! Infelizmente é algo usual por estas bandas (e por todas…), mas aquilo que me despertou mais à atenção foi que na vez de pedir a moeda para comer, jogar ou sei lá mais o que, me disse que precisava do dinheiro para a escola!
Não sei se é verdade ou não, no entanto fui incapaz de recusar…
E este incidente deixou-me a pensar!

Vivemos num Estado de Providência e temos aquilo a que se chama de Direitos – Crédito (direitos ditos sociais). O Estado “obriga” a ir à escola e se alguém não tiver possibilidade monetária para o fazer o Estado (através da contribuição de toda a sociedade - impostos) terá de disponibilizar recursos económicos para que efectivamente se possa frequentar a escolaridade obrigatória!
Esta ideia é óptima, mas a minha questão é se verdadeiramente funciona para todos os que realmente precisam.
E aqui estou a entrar em terreno escorregadio, porque aquilo que me parece é que as oportunidades de educação ainda não estão acessíveis a todos!
Senão vejamos:
Para estudar, não basta estar sentado numa sala de aula a ouvir um professor, precisamos de canetas, lápis, borracha, pelo menos um caderno, manuais escolares… e a questão aqui é se todos os meninos têm tudo isto à disposição!
Sei que as escolas providenciam algumas destas coisas, mas continuo a questionar se chegará mesmo a todos os que precisam…

E tenho de admitir que quanto mais penso nisto, mais incomodada fico!
Sei que é uma bola de neve e ligada a esta questão existem muitas outras, como a pobreza, trabalho infantil, exclusão social, um conjunto de condicionantes que fomentam esta realidade…
E talvez esteja a ser bastante ingénua, mas algures as coisas vão ter de mudar!
Só não sei quando…


3 Comments:

At September 14, 2006 12:31 pm, Anonymous Anonymous said...

o q tá mal é tanta coisa...
decerto era um emigrante o puto!

nem sei se a culpa é de portugal!
acho mm q é das portas da emigração!
nao há condições não se deveriam abrir...
e pena nunca, nunca se deve ter pena de ninguém!

enfim, era conversa para...

 
At September 14, 2006 2:40 pm, Blogger Sardinha Fresca said...

Martino:
sim: era conversa para...
sim: tens razão: o que tá mal é tanta coisa...
e sim: penas têm as galinhas (já lá diz o povo)...

no entanto, é impossivel não se ficar sensibilizado quando somos confrontados com algumas situações, afinal Portugal somos todos nós e nem só os emigrantes passam dificuldades por cá!

 
At September 14, 2006 9:51 pm, Anonymous Anonymous said...

Sim, hoje em dia há poucas possibilidades. Ir à escola quase que se tornou um luxo, se não se tornou mesmo. Digo isto porque a minha mãe, só para os meus livros gastou um dinheirão. Já passavam dos 250€. A vida está difícil...

 

Post a Comment

<< Home