Friday, December 09, 2005

Feliz Bacalhau!!!!


Bacalhau para os povos de língua portuguesa;
Stockfish para os anglo-saxônicos;
Torsk para os dinamarqueses;
Baccalà para os italianos;
Bacalao para os espanhóis;
Morue, Cabillaud para os franceses;
Codfish para os ingleses;

tem origem no latim baccalaureu.

Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.
Mas deve-se aos bascos e à França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.


Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico. (AAAAAH tadjinhos né!!!!! vão tomar no cu cabrões eles nos escravizaram né!).
Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova ( Canadá ), que foi descoberta em 1497. Existem registros de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal.


"Na pesca do bacalhau, tudo era duplamente complicado. Maus tratos, má comida, má dormida...Trabalhavam vinte horas, com quatro horas de descanso e isto, durante seis meses. A fragilidade das embarcações ameaçava a vida dos tripulantes" dizia Mário Neto, um pescador que viveu estes episódios e pode falar deles com conhecimento de causa.Quando chegava à Terra Nova ou Groenlândia, o navio ancorava e largava os botes. Os pescadores saíam do navio às quatro da manhã e só regressavam à mesma hora do dia seguinte, com ou sem peixe e uma mínima refeição: chá num termo, pão e peixe frito. No navio, o bacalhau era preparado até às duas ou três da manhã. Às cinco ou seis horas retomava-se a mesma faina. Isto, dias e dias a fio, rodeados apenas de mar e céu. ... Vidas duras...!"(vidás duras o cátano, filhos dji pu.....! Havia dji sê minino dji rua pra vêr como é! trabalha qui faij bein!!!)

Os portugueses tornaram-se os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles carinhosamente de "fiel amigo". Este termo carinhoso dá bem uma idéia do papel do bacalhau na alimentação dos portugueses.

E quau é o peixi do natau??? Quau é!!!????
é o bacalhau!!!!

PS- este texto foi carinhosamente tirado- dji um saitchi brasilero!

6 Comments:

At December 12, 2005 11:04 am, Blogger anges said...

bacalhau é muito bommm. Pena que no natal se coma o bacalhau com todos. DEVERIA SER O BACALHAU COM NATAS OU À GOMES DE SÁ.
Mas é tao bommmmmmmmm.
Biba o bacalhauuuuuuuu!!!!

 
At December 12, 2005 11:09 am, Blogger Sardinha Fresca said...

Eu adoro bacalhau... seja com natas, espiritual, com todos ou à bráz...:) eh, eh, eh... e tb gosto do Natal!

 
At December 12, 2005 11:16 am, Anonymous Anonymous said...

e tanto pescaram, tanto pescaram que deram cabo do stock de bacalhau no mar do Norte... enfim!

 
At December 12, 2005 11:44 am, Anonymous Anonymous said...

A CULPA É NOSSA!

QUEM NOS MANDA SER DEBULHADORAS DE BACALHAU?

 
At December 12, 2005 4:09 pm, Anonymous Anonymous said...

eu cá gosto é do cheiro do bacalhau.

ih ih ih

 
At December 13, 2005 2:05 am, Anonymous Anonymous said...

Pois quando se "emigrante" e se anda la fora a "fazer pela vida" nem imaginam como e nostalgio so o cheiro do nosso bacalhau. Esta gente so sabe o que e bacalhau fresco sniff sniff.....
Eu que nem gosto de bacalhau cozido adorava comer este natal um prato de bacalhau cozido com muita couve portuguesa e cenoura!

 

Post a Comment

<< Home