Thursday, March 08, 2007

a celebração do dia pode ser questionável ou não, mas...







PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO


"Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo."

2 Comments:

At March 08, 2007 10:52 am, Anonymous Anonymous said...

Tambem so soube o porque do dia hoje.
Em relacao ao dia em si nao sei se concordo se nao. A bem dizer nao tenho opiniao formada.
O que acho e que essas mulheres deviam ser lembradas. Se atraves de um dia da mulher ou outra coisa nao sei mas que deviam ser lembradas deviam.

 
At March 08, 2007 12:36 pm, Anonymous Anonymous said...

Já sabia que esta era a razão de existência do dia Internacional da Mulher! Acho todas as pessoas deviam saber desta razão e que não deviam morrer pessoas para que algo fosse mudado!Ninguém nem mesmo os homens conseguem impedir a cada vez mais indepêndencia das mulheres e o melhor é que as mulheres já perceberam isso e agora ninguem nos vai parar.....uau:)

 

Post a Comment

<< Home